Gestores se reúnem para seminário de TIC Corporativa

Na manhã da útilma quinta-feira, 3, no auditório Inhamuns da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) aconteceu o “I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação Corporativa – 2012”. O evento, que tinha por objetivo apoiar os gestores de TIC na execução das políticas corporativas, foi uma parceria entre a Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação – Coeti com a Procuradoria Geral do Estado – PGE, a Agência de Defesa Agropecuária – Adagri e a Escola de Gestão Pública – EGP.

Dando início as atividades, a analista de gestão pública da EGP, Hebe Citó, abriu o seminário falando da importância do evento para o esclarecimento da TIC Corporativa. Em seguida, a palavra foi dada ao coordenador da Coeti, Fábio Gondim, que apresentou o novo modelo de Planejamento Estratégico de TIC (acesse através do link http://bit.ly/vDBxGZ), além de mostrar as competências da Coordenadoria. Fábio ainda ressaltou a importância do acompanhamento das metas e a integração entre as áreas. “No Planejamento, nós precisamos identificar onde estamos e definir onde queremos chegar”, afirmou.

A primeira palestra intitulada “Da Desgovernança para a Governança” foi proferida por Alcy Pinheiro, coordenador de tecnologia da informação da PGE. Na ocasião, ele mostrou a importância da evolução da Governança ser feita com a integração de todas as áreas, a visão de composição a partir dos custos de TI e os seis E’s importantes para medir o desempenho: efetividade, eficiência, eficácia, execução, economicidade e excelência.

O gerente de tecnologia da informação da Adagri, Marcos Monteiro, ministrou a segunda palestra com o tema “Estratégia para uma TI estratégica”. Nela, o palestrante apontou algumas ações e valorização da TI na Agência e a descentralização do trabalho. “Trabalhar e produzir são coisas completamente diferentes”, ressaltou. Marcos ainda mostrou o modelo de projeto de Governança Corporativa baseado em levantamentos, otimização e socialização de processos, mecanismos de controle e alinhamento de estratégias.

Para o encerramento do seminário foi aberto um momento para discussão sobre os temas, onde perguntas foram respondidas pelos palestrantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *