WebMAPP recebe nova versão e expressivos ganhos de performance

Dando continuidade ao plano de modernização das aplicações corporativas da Secretaria do Planejamento, o ano de 2015 foi marcado pela pesquisa e implantação de modernas técnicas de implementação de aplicações corporativas on-line, como o uso de AngularJS, NodeJS, WebAPI, Bootstrap, entre outras tecnologias.

O início de 2016 deu continuidade a esse trabalho ao tentar inovar ainda mais com a utilização de tecnologias como o Angular2. O foco, sempre, é a celeridade no atendimento às demandas dos usuários dos sistemas, bem como a facilidade de operação dos mesmos por parte dos usuários, modernizando a interface e simplificando processos.

Assim, com essas técnicas, o SIAP, o WebMAPP e o Sistema de Limites tiveram um grande ganho de desempenho, qualidade e segurança. Novas aplicações puderam ser prospectadas, para que novos produtos pudessem ser gerados.

“O WebMAPP é um sistema estratégico que permite o monitoramento e acompanhamento dos grandes projetos por parte do governador e dos secretários de Estado. A nova versão implantada – por meio das modernas tecnologias utilizadas -, trouxe um expressivo ganho de performance, além de facilidade na obtenção de informações para apoio à tomada de decisões, via uso de ferramentas de BI-Business Intelligence”, destacou o gestor de TI da Seplag, Ênio Fontenele.

eq_cotec_mapp_seplagHoje, a equipe da Coordenadoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec) da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), continua buscando novos rumos tecnológicos que possam dar maior qualidade ao software produzido in house pela secretaria e pelo Governo do Estado do Ceará, pois, tratando-se estes de aplicativos que são utilizados pelo Ambiente Corporativo do Estado e pelo próprio governador, torna-se essencial que estes softwares possam atingir as mais diversas plataformas e os mais diversos dispositivos sem deixar de se preocupar com a segurança, a disponibilidade e qualidade da informação.

Detalhes técnicos do sistema/projeto

Os módulos que compõem o SIAP e o WebMAPP são aplicativos web desenvolvidos em Net Framework, inicialmente em WebForms, utilizando banco de dados Oracle. São sistemas desenvolvidos totalmente em orientação a objetos e de forma modular. Sua estrutura e filosofia já serviram de base para implantação e desenvolvimento de ferramentas análogas para diversos outros estados e municípios do Brasil, bem como para países da África.

Sobre as dificuldades encontradas para a implantação do projeto, o analista de TIC Wanialdo Lima relatou que “houve muita dificuldade em encontrarmos material teórico acerca dos recursos mais modernos disponíveis na comunidade de desenvolvimento de software. Também foi desafiador encontrarmos informações que se adequassem às necessidades e à realidade da gestão pública. O projeto exigiu da nossa equipe mais pesquisas e testes exaustivos para estudar a viabilidade de uso dos componentes de software e tecnologias prospectados.”

Quanto aos inúmeros benefícios das novas tecnologias implementadas nos projetos, destacam-se: 1) Menor tempo de resposta no atendimento de solicitações de alterações do sistema; 2) Interface mais rica, mais fácil de utilizar e mais voltada ao usuário; 3) Interface responsiva adaptável a diversos dispositivos; 4) Modelo de trabalho baseado em modernas técnicas de SaaS e WebServices; 5) Modularidade do sistema garantindo a continuidade do crescimento das aplicações de gestão pública; 6) Serviços disponíveis para que diversos órgãos possam interagir com os sistemas a partir de outras plataformas de software, e 7) Modelos modernos de documentação e acompanhamento das atividades baseados no GitHub.

2/3/2016
Assessoria de Comunicação da Coeti
coeti.comunicacao@seplag.ce.gov.br
3101- 4729

3 ideias sobre “WebMAPP recebe nova versão e expressivos ganhos de performance

  1. Boa tarde.
    Excelente iniciativa, tanto por parte da COETI, bem como do time de ‘Developers’ da COTEC, em divulgarem os ganhos de produtividade e as apreensões tecnológicas e tendências em modelos de programação.
    Continuem a divulgar. São muito bem-vindas as notícias e para o proveito de todo o Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *