Aplicativo “Posso Ajudar” já chega a 1.600 downloads

Objetivando divulgar informações aos cidadãos sobre prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, oferecendo endereços e telefones dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e dos Creas (Centros Recreativos) dos municípios cearenses, em 26 de outubro de 2015 a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) lançava o aplicativo “Posso Ajudar”, que já contabiliza nos seus quase oito meses de funcionamento, aproximadamente 1.600 downloads.

O aplicativo divulga à sociedade cearense as ações da SPD, dentro do contexto das Políticas Púbicas acerca das Drogas e dispõe um serviço onde o público pode receber auxílio e muitos esclarecimentos a respeito do tema.

O “Posso Ajudar” foi desenvolvido pela equipe da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SPD, e é a responsável pelo monitoramento das ações do projeto. A implantação também contou com a colaboração da Coordenadoria de Políticas Públicas Sobre Drogas (Copod), e da Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer), para a coleta dos dados que compõem todo o conteúdo informativo do aplicativo.

equipCOTIC_SPDposso ajudar cópia“O aplicativo ‘Posso Ajudar’ foi desenvolvido na intenção de facilitar o acesso a informações sobre onde as pessoas, usuários ou não de drogas, lícitas ou não, pudessem saber onde buscar ajuda para facilitar o enfrentamento de problemas referentes às drogas. Entretanto, vale ressaltar que a principal ferramenta nesse processo de ajuda é o atendimento humanitário, dado na ponta, pois quem procura esta ajuda são pessoas altamente fragilizadas e possivelmente com uma baixa estima potencializada que deve ser trabalhada a partir desse primeiro contato”, comenta o gestor de TIC da SPD, Jorge Luiz Lacerda Cruz.

O desenvolvimento do aplicativo da sigla em inglês “app”, veio de uma necessidade de oferecer a sociedade cearense mais informações sobre o trabalho, ações e quais serviços que podem ser encontrados na Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas e de toda a Rede de Atenção que cerca essa temática de drogas lícitas e ilícitas.

possoajudar_logo

A escolha de ser um app se deu pela facilidade de acesso que hoje as pessoas possuem por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets, e por oferecer de forma prática o encontro de informações com maior facilidade, a partir do encontro das informações que estarão sempre atualizadas em seus dispositivos – já que o aplicativo estará disponível/hospedado nas duas principais lojas de aplicativos: Google Play e Apple Store.

Para baixar o aplicativo, basta acessar os links: Android: https://goo.gl/mzaIw3, e/ou IOS: https://goo.gl/s4MqBC .

Para saber mais acerca das Políticas Públicas Estaduais sobre Drogas, acessar a página institucional da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará (SPD).

14/6/2016
Assessoria de Comunicação da Coeti
coeti.comunicacao@seplag.ce.gov.br
3101- 4729

2 ideias sobre “Aplicativo “Posso Ajudar” já chega a 1.600 downloads

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *