COETI finaliza Análise Simplificada das Páginas Eletrônicas

A Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (COETI/Seplag), finalizou, no último dia 24, os trabalhos referentes à Análise Simplificada das Páginas Eletrônicas do Governo Estadual.

Foram analisadas 72 páginas institucionais com o objetivo de verificar possíveis inconsistências nos sítios dos órgãos/entidades do Governo do Estado do Ceará, a fim de que possam ser corrigidas, obedecendo os atuais padrões implantados pelas Políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A verificação das páginas ocorreu no período de 10 de maio a 21 de junho, sendo analisadas em dois navegadores: Internet Explorer e Google Chrome. A análise no navegador Chrome ocorreu de 10  a 24 de maio; a do navegador Explorer, de 27 de maio a 21 de junho.

Nos trabalhos foram identificados os seguintes tópicos: 1) Análise do Estágio do Desenvolvimento, que engloba: Nível Informativo (estrutura administrativa, notícias, histórico e negócio); Nível Interativo (conteúdo, cadastro, busca, download e ouvidoria), e Nível Transacional (serviços), e  2) Análise Técnica, englobando: navegabilidade, usabilidade, padrão e acessibilidade.

Os níveis da pontuação utilizados foram:  1 (Insatisfatório: com pontuação de 0 a 1,80); 2 (Regular: com pontuação de 1,81 a 2,50 ), e  3 (Satisfatório: com pontuação de 2,51 a 3,00) . A seguir, alguns resultados da consolidação dos trabalhos:

resl geral cópia

tabela demonstrativa 2

Acerca da consolidação de todos os dados obtidos, a analista de sistemas da Coeti, Caroline Siqueira Guerra, considerou que “o resultado geral obtido foi considerado bom. Ressaltamos que a análise foi feita e direcionada, única e exclusivamente, na perspectiva do usuário-cidadão no exato momento em que ele acessa uma página institucional pública; se ele vai realmente encontrar tudo o que procura, se todas as informações que ele busca são encontradas e se estão dispostas de uma forma atualizada, clara, transparente e objetiva. Daí, podemos dizer que o conteúdo é o princípio fundamental do sucesso e da ética de quaisquer páginas eletrônicas. Importante ressaltar que também foi verificado que os sites se comportam de maneiras diferentes de acordo com o navegador utilizado.”

navegabilidades navegadores crhome e expl cópia

A analista Nina Rosa Guanabara, responsável pela análise, reforçou que “todo o conteúdo sempre deve estar distribuído de forma bem coerente e muito esclarecedora. De nada vale uma página repleta de informações se o cidadão não vai encontrá-las adequadamente; e, quando nem chega a encontrá-las, se sente totalmente insatisfeito e desiste da navegação. Quando isso acontece, a partir dali são criados conceitos negativos acerca daquele site e, geralmente, o usuário não o visita novamente. Acessar um site é como ler um livro: se você gosta, elogia, indica, se vislumbra e até o lê novamente; se não gosta não compartilha, não indica e o deixa de lado, em um canto da estante. Um site deve possuir começo, meio e fim – um bom índice. Todo o seu conteúdo bem distribuído, no local certo, na hora certa; com informações realmente úteis. Enfim, com uma boa usabilidade.”

Visando colaborar com as setoriais de TIC no aspecto das inserções das informações e na distribuição correta de todos os conteúdos nos sítios do Governo Estaduais, a COETI informa que está prevista (para agosto próximo),  uma palestra sobre manutenção e inserção de informações contidas nas páginas. O encontro vai ser direcionado a todos os gestores e colaboradores de TIC dos órgãos estaduais e vai abordar questões específicas oriundas de algumas inconsistências encontradas na análise, concernentes, exclusivamente, à plataforma de distribuição, adequação e transparência de todos os conteúdos exibidos.

O resultado consolidado da Análise Simplificada será enviado a todos os gestores de TIC, gradativamente, via e-mail, referente à pasta que gerenciam, a fim de que tomem conhecimento das anomalias para que as melhorias e as correções cabíveis comecem a ser efetuadas, prezando, sobretudo, a qualidade e a transparência das informações governamentais dispostas à sociedade.

29/6/2016
Assessoria de Comunicação da Coeti
coeti.comunicacao@seplag.ce.gov.br

Twitter: https://twitter.com/Coeti_Seplag
Fan Page: http://www.facebook.com/Coeti.Seplag

3101- 4729

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *